Institucional

Sustentabilidade

A Schulz S.A. mantém uma sólida política de responsabilidade social, ambiental e de recursos humanos, investindo na sustentabilidade para fortalecer os negócios e se sintonizar com o meio em que atua. A melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, da comunidade e o compromisso com os clientes e acionistas faz parte da tradição e gestão do desenvolvimento sustentável em toda a sua cadeia produtiva.

Seu Sistema de Gestão Ambiental é certificado pela ISO 14.001, comprovando o comprometimento genuíno com o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva. A companhia também promove iniciativas para o reúso e reciclagem de resíduos, controle de emissões de gases do efeito estufa, redução do consumo de energia e de água, gestão avançada de fornecedores e um programa de conscientização ambiental para colaboradores. Enquanto fornecedora, participa do programa Jogue Limpo, que permite a devolução de óleos lubrificantes em suas respectivas embalagens.

O investimento em certificação e tecnologia aumenta o cuidado da empresa com o meio ambiente e a sociedade, reforçando sua atuação com sustentabilidade. A organização busca a evolução no cuidado do seu entorno, promovendo programas diferenciados como os investimentos na gestão e no tratamento de efluentes e projetos de atuação responsável.

Com foco nesse desenvolvimento social e na preservação ambiental, a Schulz mantém a disponibilidade de mão de obra qualificada e de matéria-prima, gerindo possíveis riscos, identificando oportunidades e mantendo um bom relacionamento com seus públicos. Assim, a sua história vem sendo traçada há mais de meio século. A companhia entende que é possível buscar a manutenção e a perenidade do negócio em longo prazo.

Confira algumas das ações sociais

Voluntariado: estimula as doações de colaboradores em campanhas internas e trabalhos de voluntariado.

Ações culturais e de assistência social: convênio com a Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, além de patrocínio ao Joinville Esporte Clube (JEC) e Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

 

No aspecto ambiental

Todas as matérias-primas e insumos destinados ao Grupo Schulz são comprados conscientemente e avaliados quanto ao impacto que oferecem, homologando apenas fornecedores que atendem à legislação ambiental. A companhia ainda desenvolve iniciativas de reutilização de embalagens, descarta adequadamente pilhas e baterias, recicla os materiais recebidos de fornecedores e incentiva a reciclagem de embalagens decorrentes do produto final, como óleos lubrificantes.
Além disso, a empresa atua nas seguintes questões ambientais:

Monitoramento: mensura mensalmente os indicadores ambientais e o Índice de Desempenho Ambiental (IDA), avaliados e comparados com metas pré-definidas, devido às particularidades das unidades de negócios.

Ecoeficiência: controla a quantidade de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), os resíduos gerados, o consumo geral de água e o consumo geral de energia.

Sustentabilidade: estabelece um programa de gestão avançada para fornecedores, realizando a aquisição consciente de matérias-primas, insumos e serviços.

Gestão de resíduos: desenvolve um trabalho em parceria com entidades locais e com a Associação Brasileira de Fundição (Abifa) para estabelecer normas referentes à reutilização das areias descartadas de fundição. Além disso, atendendo à Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Schulz tem desenvolvido diversos canais de logística reversa para resíduos. Um deles é o Programa Jogue Limpo, sistema estruturado para devolução de óleos lubrificantes e suas respectivas embalagens, cujos principais pontos de coletas são os postos de combustíveis.

Análise do Ciclo de Vida: desde 2010, a Schulz Compressores Ltda. promove a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), baseada na NBR ISO 14.040 e NBR ISO 14.044, para avaliar os impactos ambientais gerados durante todo o ciclo de vida de seus produtos, determinando medidas para reduzir esses impactos.

Água: a Schulz também inovou com a implantação do sistema de captação da água da chuva. Na Matriz, a coleta é feita numa área de 18.750 m², nos telhados das fábricas, direcionando a água para os reservatórios. A água captada é utilizada nas torres de resfriamento dos fornos de fundição e também na central de preparação de areia, que são os processos que mais consomem o líquido na Schulz. Os reservatórios têm capacidade de armazenamento de 1,16 milhão de litros de água, o que garante uma semana e meia de produção sem depender da concessionária.